Bailarinos profissionais, pessoas que estudaram ou estudam a dança em suas mais diversas modalidades estão trazendo para os grupos evangélicos técnicas mais avançadas, o que faz com que essas apresentações se tornem mais apresentáveis. Oficinas, treinamentos e estudos, ajudam
Tudo isso é muito bom, mas, não podemos esquecer que a coreografia evangélica se difere da dança popular principalmente no que se diz respeito aos propósitos.
Nunca podemos esquecer que os nossos própositos estão firmados na vontade de Deus, que tudo o que fazemos acima de tudo deve estar debaixo de sua vontade, está na dispensação de Deus passar essa vontade e unção para aqueles que acompanham esse ministério.
- Momentos de intimidade com Deus em oração e até mesmo de adoração com dança, faz com que o coreógrafo se coloque a disposição de Deus para que Ele o revista de ousadia e capacitação. Deus tem o melhor para nós, a dança é um dom que Deus pode e quer nos dar, basta estar atento a voz de Deus e construir essa relação de intimidade e comunhão para que a fonte inesgotável do Senhor possa jorrar em sua vida!
- Para criar uma coreografia, primeiro o coreógrafo precisa ter uma certa técnica, e uma sensibilidade para ouvir a música (O que chamamos de um bom ouvido musical) e saber passar o sentimento que ela nos transmite convertendo através dos movimentos. A escolha da música é muito importante, ela por si só já passa a sua mensagem e entrelaçada a dança terá um efeito melhor ainda.
- Conhecer os componentes do grupo faz com que o coreográfo trabalhe melhor a coreografia, esse deve conhecer os limites e o potencial de cada um componente e a partir desse ponto trabalhar o melhor de cada um.
- Assistir várias apresentações também ajuda o coreógrafo a se inspirar e aprimorar sua técnicas. Existem vídeos no Youtube muito bons, de diversas coreografias. Porém deve-se ter o cuidado de não plagiar apresentações de outros grupos, pegar a coreografia pronta de alguém que se esforçou tanto e passar para o seu grupo como se fosse sua. Não copie, use-as apenas como fonte de inspiração e Deus te capacitará a fazer tão belas e ungidas sem necessidade de se fazer valer dessas atitudes...
- Escreva tudo em um caderno ou agente, todas as idéias que surgirem ao ouvir a música, desde a formação de equipe até algumas sequências que tenha em mente, neste momento não se preocupe em ter a coreografia pronta, apenas reúna todas as idéias referente a mesma, e depois tente encaixar todo planejamento dentro da música.
Que Deus abençoe sua vida e ministério!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário